quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ONDA DE ASSALTOS EM CAMPO LIMPO P.T.A

Da redação
Campo Limpo – Apesar de alguns lojistas e populares acreditarem no suposto aumento da onda de criminalidade e violência no município, o comandante do pelotão local da Polícia Militar, sargento Cazelli, assegura que os assaltos registrados na semana passada são “fatos atípicos”. Um bando fortemente armado invandiu A Paulistana Magazine, no chamado centro antigo da cidade, aterrorizando os funcionários e em busca de dinheiro arrecadado com os serviços bancários prestados pela loja. No mesmo dia, assaltantes fizeram um ataque na Faccamp, fugindo com um malote. Da mesma maneira, diversos clientes do Russi foram abordados por marginais, nas imediações do estacionamento do supermercado.
Por causa “dessa falta de segurança”, o comerciante Fernando Matheus dos Santos, administrador da rede A Paulistana, anuncia que não receberá mais pagamentos de contas de luz nem será mais correspondente bancário do Bradesco. “Já fomos vítimas, ao longo dos meses, de diversos assaltos”, lamenta ele, que participou, no início da semana, na Câmara Municipal, de reunião promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança.

Sensação de
insegurança

Durante o encontro – que antecedeu debate com o prefeito Armando Hashimoto e autoridades do setor de segurança pública sobre o esquema de policiamento neste final de ano –, Fernando Matheus comentou que a sua preocupação nem é tanto com os dias de movimento embalados pelas compras de Natal. “A sensação de insegurança é durante o ano todo”, diz.
De acordo com o sargento Cazelli, a Polícia Militar promoverá alterações nos horários de rondas, para otimizar o policiamento, com apoio da Guarda Municipal. “Conseguimos reduzir em 200% o número de furtos de veículos”, assegura o policial – garantindo, ainda, que as ocorrências de roubos estão sob controle.
A pedido do Conselho Comunitário de Segurança, representado pelo vice-presidente Altair Zalorenzi, e do diretor de Marketing da Associação Comercial de Campo Limpo Paulista, Gilberto Marcondes Leal, a PM também realizará mais blitzes nas ruas, embora admita que a população não goste de ser abordada nas chamadas operações de bloqueio.
Também presentes à reunião, o comandante da Guarda Municipal, José Camargo, e o secretário de Governo e Comunicação, Paulo Fávaro, asseguraram que, atualmente, a Guarda Municipal dispõe de viaturas e combustível suficentes para a intensificação de rondas, em toda a cidade – mas há uma defasagem no efetivo, por conta de questões burocráticas que adiaram a realização de concurso público para a contratação de mais guardas.
Por sua vez, o delegado Marcel Fehr, titular da Delegacia de Campo Limpo Paulista, asseverou que, hoje, o setor de segurança pública está melhor estruturado, e que a Polícia Civil atuará em conjunto com as demais forças, para garantir a tranquilidade da população.

Pouca
participação

Diversos lojistas ouvidos pela reportagem de O Pêndulo lamentaram não ter recebido convite para participar da reunião do Conselho Comunitário de Segurança. E a própria Associação Comercial parece encontrar dificuldades para mobilizar os associados em torno de uma estratégia comum para o esquema especial para as vendas de final de ano.
Não há consenso, por exemplo, sobre o horário de funcionamento do comércio, em toda a cidade, mas é certo que, no período que antecede o Natal, as lojas estenderão o horário até 22 horas, durante a semana, e abrirão das 9 às 17 horas, aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS VISITANTES NAS ULTIMAS 24h.

Contador de visitas

Seguidores