quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Qual sapato devo usar com meu terno?


Já que falamos dos ternos que todo homem deveria ter… não posso deixar de mencionar os sapatos adequados para acompanhá-los na medida certa. Afinal, basta usar o sapato errado para colocar por água abaixo todo o charme e elegância de um terno, mesmo que o seu seja impecável. Portanto, anotem aí:
Pra não errar nunca, escolha um sapato de amarrar social de couro com solado de couro e do tipo fino e sofisticado, assim deslizes ou atrocidades não serão cometidas. Qualquer outra coisa destoará inteiramente do que um terno is all about.
No rol dos sapatos sociais de amarrar há algumas opções como o liso, chamado de Plain Toe (foto acima) que é o mais social e arrumadinho de todos e pode até arrematar um smoking  na boa. Para formalidades, pode escolhê-lo sem medo. Aliás, um segredinho no pé do ouvido: ele inclusive pode acompanhar a sua calça jeans e um blazer de forma casual sem comprometer. Mas cuidado na montada pois jeans com sapato social pode atravessar fácil, fácil. Só recomendo se você estiver num nível acima do fashion 101.
Tem também o Cap Toe (foto abaixo) que é quase igual ao mencionado acima, mas que tem esta linha no topo, meio que cortando os dedos do pé e tem essa parte feita de um material diferente, uma espécie de capa para os seus dedos. Ele assegura um visual pra lá de clássico ao seu terno.
Wingtips (abaixo) seria como o liso, se não fossem por estes desenhos pontilhados no seu contorno. É o típico workwear, com um quê de banqueiro que dá uma super bossa. Ele pode ficar vez ou outra um pouco datado (o que não é o caso no momento) ou um pouco demais, mas se for o seu estilo… pode usar sem problema. 
E tem também o bom e velho mocassim que deve ser de couro e ter solado de couro igualmente na linha do fino e delicado e ser de um modelo que penda mais pro durinho e encorpado. Esse mocassim pode muito bem ser usado para dar uma casualizada no terno sem comprometer em nada o seu visual de trabalho. E no nosso climão quentão, vai muito bem, principalmente com aquele terno bege ou cinza claro. E você pode inclusive arriscar um look sockless com ele. Desde que não tenha nenhuma reunião importante ou coisa do tipo pela frente. 
Há ainda o tradicional com fivela que também pode ser uma opção para o dia-a-dia, sem pretensões formais demais. 
Se quiser variar só para ir trabalhar, pode inclusive arriscar um social de amarrar de camurça desde que ele esteja impecável. E igualmente encaixado na categoria do fino e delicado. Abrutalhado nenhum deles deve ser.
E outra: sapato marrom para o dia é muito mais bem-vindo do que o preto, pois além de dar uma avivada lá embaixo, ele vai bem com todos os ternos mencionados, menos com os ternos pretos. E pra sua informação: os marrons arrematam o look de forma bem mais elegante emoderna do que os seus coleguinhas pretos. Use um marrom mais escuro para as ocasiões que pedirem um look clássico, sofisticado e elegante; já para algo mais relax, tipo um dia comum no escritório, aí pode até usar um mais claro, combinado? 
Pra noite, um marrom escuro não compromete em nada, mas na dúvida, vá de terno escuro e sapato preto nos pés que aí não tem erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS VISITANTES NAS ULTIMAS 24h.

Contador de visitas

Seguidores